10 de fevereiro de 2016

PROJECTO MONITRORIZAҪÃO DOS TRIBUNAIS LANÇA PRIMEIROS DADOS PRELIMINARES



Resumo de informações do Projecto monitorização dos tribunais

No quadro do projecto de monitorização dos tribunais financiado pela UE-PANNE a LGDH recrutou 10 observadores distribuidos por diferentes tribunais sedeados em Bissau com a missão de apoiar na recolha de dados estatísticos para a produção do relatório sobre a monitroização da administração justiça, cujos resultados serão publicados brevemente.
Com a monitorização concluida nesta primeira fase, segue alguns resultados preliminares dos quais se destacam:

·      10 casos de Tribunal de Família e Menor, com predominância  para os litígios de natureza laboral, adopção e regulação do poder paternal.

Relativamente aos tribunais de sector abrangidos pelo projecto, constituem referência:

·        10 casos  de Tribunal de Sector de Belém entre os quais 8 cíveis e 2 criminais,  a esmagadora maioria dos processos civeis são  conflitos relacionados com mútuo (dívida), enquanto que nos processos de natureza criminal  assume maior relevo os de ofensas corporais simples e graves.
  • 10 casos  de Tribunal de Sector de Belém entre os quais 8 cíveis e 2 criminais,  a esmagadora maioria dos processos civeis são  conflitos relacionados com mútuo (dívida), enquanto que nos processos de natureza criminal  assume maior relevo os de ofensas corporais simples e graves. 
  • 14 casos de Tribunal de Quelelé entre os quais 9 de natureza criminal e 5 cíveis. Para os casos sob a jurisdição deste tribunal de 1 instância,  destacam-se crimes de roubo e furto para os de natureza crime e arrendamento e litigious ligados ao direito de superficie sobre a terra ou seja disputa de terra.

O projecto abrange 10 Tribunais sedeadas em Bissau, nomeadamente STJ, Tribunal de Relação, Tribunal de Comércio, Tribunal de Familia e Menor  e  5 tribunais de sectores.
O aludido projecto de monitorização é uma iniciativa da LGDH com o objectivo de contribuir para o conhecimento público do funcionamento dos tribunais, para reforçar a confiança do cidadãos no sistema judiciário. Visa igualmente, reforçar as capacidades de influência política das Organizações da Sociedade Civil nos processos de reformas em curso na  administração da justiça na Guiné-Bissau.

1 de fevereiro de 2016

EM TESE DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO A CATARINA TAVARES LEBRE DA ROCHA ANALISA O PAPEL DA LGDH NA DEMOCRATIZAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU




A Dissertação foi apresentada à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política, realizada sob a orientação científica do Doutor Carlos Eduardo Machado Sangreman Proença, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, e coorientação científica da Doutora Maria Cristina do Nascimento Rodrigues Madeira Almeida de Sousa Gomes, Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro.

A referida tese analisou o caso da liga Guineense dos Direitos Humanos na democratização na Guiné-Bissau, através a análise das entrevistas realizadas no país e da observação no terreno.
Nesta analise verifica-se que a organização em estudo tem uma participação muito relevante no país africano.