21 de março de 2017

OS ESTADOS DEVEM COMBATER O DISCURSO DE ÓDIO E CRIMES DE ÓDIO - INSISTE ZEID



Declaração do Alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos Zeid Ra'ad Al Hussein
Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março de 2017
    
   
GENEBRA (20 de março de 2017) - O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial lembra-nos todos os anos que todos devemos fazer mais para combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia, o ódio e os crimes de ódio.

O  dia 21 de Março precisa ser mais do que um lembrete. As pessoas de ascendência africana continuam a ser vítimas de crimes de ódio racistas e racismo em todas as áreas da vida. O anti-semitismo continua a levantar sua cabeça feia dos EUA à Europa ao Oriente Médio e além. As mulheres muçulmanas que usam lenços de rosto enfrentam um crescente abuso verbal, e até mesmo físico, em vários países. Na América Latina, os povos indígenas continuam a sofrer estigmatização, inclusive nos meios de comunicação.

Os perigos de satanizar grupos particulares são evidentes em todo o mundo. Os tumultos xenófobos e a violência contra os imigrantes reacenderam novamente na África do Sul. No Sudão do Sul, as identidades étnicas polarizadas - alimentadas pelo discurso de ódio – puseram o país à beira de uma guerra étnica total. Em Myanmar, a comunidade muçulmana Rohingya, há muito tempo denigrida como "imigrantes ilegais", sofreu violações terríveis.

E, em todo o mundo, a política de divisão e a retórica da intolerância visam minorias raciais, étnicas, linguísticas e religiosas e migrantes e refugiados. Palavras de medo e repugnância podem, e têm, consequências reais.
As estatísticas do governo do Reino Unido mostraram um aumento acentuado nos crimes de ódio anunciados nas semanas que se seguiram ao referendo de 23 de Junho de 2016 sobre a adesão do Reino Unido à União Europeia, em que a imigração era uma questão dominante. 

Os números do FBI indicaram um aumento dos crimes de ódio em todo o país em 2015, ano em que a campanha eleitoral presidencial dos Estados Unidos - uma campanha que muitas vezes se concentrava nas supostas ameaças colocadas por imigrantes, hispânicos e muçulmanos - começou de verdade. Os dados coligidos pelo Southern Poverty Law Center indicam que os migrantes, afro-americanos foram os mais afectados por crimes de ódio logo após a eleição, embora ainda não estejam disponíveis dados completos para 2016.

Na Alemanha, em 2016, houve cerca de 10 ataques diários de migrantes e refugiados, um aumento de 42% em 2015. Os casos de crimes de ódio aumentaram mais de três vezes em Espanha a partir de 2012, chegando a 1.328 em 2015. A Itália viu o número de crimes de ódio aumentar de 71 para 555 em 2015; A Finlândia experimentou uma duplicação das denúncias de  crimes de ódio de 2014 a 2015, quando foram registados 1.704 incidentes.
Estes números ilustram parcialmente a situação nos respectivos países, mas há muitos Estados que não recolhem dados sobre crimes racistas de ódio, deixando obscura a verdadeira dimensão do problema. Enfrentar o racismo e a xenofobia começa com a compreensão da dimensão do problema. Encorajo os Estados a envidarem mais esforços na recolha de dados desagregados, nomeadamente com base na raça e na etnia, para que possam acompanhar as tendências, compreender as causas, conceber e implementar acções específicas com vista a uma verdadeira mudança.

Este dia lembra-nos que os Estados não têm desculpa para permitir que o racismo e a xenofobia germinem, muito menos floresçam. Têm a obrigação legal de proibir e eliminar a discriminação racial, de garantir o direito de todos, independentemente da sua raça, cor, origem nacional ou étnica, à igualdade perante a lei.

Os Estados devem adoptar legislação que proíba expressamente o discurso de ódio racista, incluindo a disseminação de ideias baseadas em superioridade ou ódio racial, incitamento à discriminação racial e ameaças ou incitamento à violência. Não é um ataque à liberdade de expressão ou ao silenciamento de ideias ou críticas controversas, mas um reconhecimento de que o direito à liberdade de expressão comporta deveres e responsabilidades especiais.

Enfrentamos um mundo onde as práticas discriminatórias ainda são difundidas. Mas não é o momento de desesperar.
Os organismos que promovem a igualdade e as instituições nacionais de direitos humanos em muitos países trabalham para prevenir e combater a discriminação. Algumas agências de aplicação da lei estão a incorporar padrões de direitos humanos na sua acção, não apenas porque estão legalmente obrigados a fazê-lo, mas porque leva a um policiamento mais eficaz. Da mesma forma, a educação e os profissionais de saúde, bem como os bons empregadores, estão a enfrentar os preconceitos raciais, étnicos e religiosos e perfis que existem em seus sectores. O progresso aqui deve continuar, inclusive por meio de acções afirmativas, formação e representação de minorias étnicas e raciais.

A ONU lançou várias iniciativas para combater o racismo e a xenofobia, incluindo "Juntos", que promove o respeito, a segurança e a dignidade dos refugiados e dos migrantes, "Vamos lutar contra o racismo" e a Década Internacional para os Descendentes Africanos.



O meu Escritório, o Escritório de Direitos Humanos da ONU, está a pedir às pessoas ao redor do mundo para "Defender os direitos de alguém hoje". E, em todo o mundo, isso é exactamente o que muitas pessoas estão a fazer. A tomar uma posição contra a discriminação, não importa onde ocorra.