No quadro do micro projeto “Sensibilização e Educação Cívica sobre Eleições” financiado pela União Europeia através da UE-PANNE, a Liga Guineense dos Direitos Humanos inicia hoje até sexta feira dia 11 de Março, campanhas de educação cívica sobre eleições com o lema “ Balur di nô Votu” . A realização desta atividade de sensibilização que decorre nas regiões de Oio, Gabú, Bafatá e Quinará envolvendo 80 animadores, foi antecedida de uma importante ação de capacitação que teve lugar em Bissau no passado dia 4 de Março 2014.
Durante esta formação foram abordados vários entre as quais, as técnicas de animação e educação cívica, o papel da sociedade civil no processo eleitoral, a observação e acompanhamento do processo de votação e quadro legal do processo eleitoral.
Paralelamente as ações de educação cívica porta à porta, a LGDH já iniciou a difusão dos spots publicitários nas principais estações emissoras nacionais e comunitárias com vista a consciencializar os cidadãos sobre a importância do exercício do dever cívico de voto no dia 13 de Abril.
No âmbito ainda desta iniciativa da Liga, 30 ativistas devidamente capacitados para o efeito, acompanharão o desenrolar do processo de votação nas diferentes assembleias de votos nas regiões acima identificadas, em estreita colaboração com as autoridades de administração eleitoral, por forma a ajudar suprir a tempo as deficiências e remover obstáculos rumo a um escrutínio livre, justas, transparentes e credíveis.
É convicção da LGDH, que o retorno à ordem constitucional e consequente consolidação da paz e do estado de direito, dependem em grande medida, dos esforços e determinação dos homens e mulheres.
Nesta perspectiva, não irá poupar esforços para se associar com as iniciativas tendentes a concretização dos desígnios da democracia, do progresso e bens estar social os quais os guineenses tanto merecem.
Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos