16 de dezembro de 2016

A LGDH E OS SEUS PARCEIROS ESTÃO REUNIDOS EM CONFERÊNCIA NACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE



Excelência, Sr. Procurador Geral da República;

Excelência,  Sr. Coordenador Nacional da SWISSAID

Senhor Presidente da Associação Força Guiné

Caros colegas membros das organizações da sociedade civil e activitas dos direitos humanos

Minhas Senhoras e meus Senhores;

 Permitam-me saudar a vossa presença nesta conferência sobre a Impunidade no quadro da execução do projecto Informação e Sensibilização para a Consolidação do Processo de paz, Democracia e Boa Governação na Guiné-Bissau liderada pela LGDH com o apoio financeiro da SWISSAID.  Esta conferência, para além de testemunhar a preocupação da sociedade civil e dos parceiros internacionais concernente a este flagelo, evidência a determinação das organizações para a defesa dos direitos humanos, em contribuir para combater a impunidade e promover o acesso a justiça a todos os cidadãos.

Este encontro, a cima de tudo,  visa fornecer espaço de diálogo, reflexão e abordagem entre  diferentes forças vivas e grupos de interesses sociais sobre os principais estrangulamentos e desafios para o combate à impunidade, consequentemente, reforçar os esforços em curso para  a consolidação da paz  e estado de direito. Ela não se pretende esgotar tudo, muito menos propor  soluções mágicas para os problemas que atormentam a nossa sociedade. Porém, se pretende na realidade, lançar as bases e ferramentas susceptiveis de proporcionar uma maior compreensão sobre a natureza, dimensão e manifestações da impunidade na nossa vida quotidiana. Por outro lado, visa promover numa  dinámica de dialogo,  as pistas de soluções  para os diferentes problemas ligados à impunidade.

Como é do conhecimento geral, a Guiné-Bissau tem vivido nos últimos 18 anos, um ciclo vicioso de instabilidade política que tem culminado sistemáticamente com perdas de vidas humanas com o agravante dos autores morais e materiais destes males, nunca são traduzidos à Justiça por  forma a moralizar  a sociedade e reforçar a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas  e respeito pela legalidade.

A inoperância das instituições judiciárias, associada a  ausência de uma estratégia consistente para o combate a impunidade, tem servido de incentivo e fundamento para uma escalada de violência contra os cidadãos e da institucionalização da corrupção no aparelho do estado, à sombra da passividade das autoridades nacionais.

Por isso, é do entendimento da LGDH, que a impunidade traduz-se actualmente no maior desafio para os direitos humanos na Guine Bissau e tem funcionado como o principal factor de motivaçao das cíclicas instabilidades políticas, com efeitos contraproducentes e adversos aos esforços para a consolidação da paz e reconciliação nacional.

                                   Dr. Augusto Mário da Silva Presidente da LGDH


Senhoras e senhores conferencistas!

Os altos niveis de corrrupção, de clientelismo político, e da ganância  que têm assolado as instituições públicas da Guiné-Bissau, desde os primórdios da nossa independência, associadas a incapacidade de assegurar os  serviços básicos à população, nomeadamente, acesso universal à saúde, à educação, à energia electrica, à água potavel, retiram o conteúdo, a razão de ser da nossa independência e fazem deste país um estado virtual.

Pelo que, a história exige e o contexto interpela permanentemente a consciência  de todos e de cada um de nós, ações concretas para mudar o rumo dos acontecimentos através de medidas que visam fortalecer as instituições democráticas, a promoção de iniciativas para uma verdadeira reconciliação nacional com base nos critérios da justiça e do respeito incondicional pela dignidade da pessoa humana.
A realização desta conferência, insere-se nesta lógica de combater o conformismo fazendo ouvir a voz incómoda da sociedade civil, com vista a dispertar a consciência daqueles que em nosso nome, têm a obrigação de proporcionar o bem estar social aos guineenses.  


Em nome da governabilidade do nosso sistema político,  do alcance de uma paz duradoira e desenvolvimento sustentável, tornam-se imperiosos e urgentes ao nível político, social e economica, a abertura ao diálogo e a concertação permanente entre todas forças vivas da nação em homenagem a construção de uma sociedade livre e igualitaria onde prevaleça a justiça social, a igualdade de oportunidades e a supremacia do interesse colectivo.

Para terminar, quero em nome do consórcio liderado pela LGDH, agradecer profundamente a SWISSAID na pessoa do seu coordenador nacional, pelos inestimáveis apoios que tem dado, as quais permitiram a realização desta conferência.

Muito obrigado !