2 de dezembro de 2016

BAN KI-MOON APELA A ELIMINAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS E A DISCRIMINAÇÃO CONTRA OS DEFICIENTES



O SECRETÁRIO-GERAL
-
MENSAGEM NO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
3 DE DEZEMBRO DE 2016

Há dez anos, a Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Um dos instrumentos internacionais de direitos humanos mais amplamente ratificados, com 169 Partes, a Convenção estimulou progressos significativos no comprometimento e ação para a igualdade, inclusão e empoderamento em todo o mundo, sendo cada vez mais incorporada nas agendas globais de direitos humanos e desenvolvimento.

Este ano, os estados membros das Nações Unidas embarcaram na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o nosso plano para a paz, prosperidade, dignidade e oportunidades para todos num planeta saudável. Com os seus 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável interdependentes, a Agenda 2030 baseia-se numa promessa de não deixar ninguém para trás. Para conseguir isso, é necessária a plena inclusão e participação efetiva das pessoas com deficiência na sociedade e no desenvolvimento.
Ainda há muito a ser feito antes que as pessoas com deficiência possam realizar todo o seu potencial como membros iguais e valorizados da sociedade. Devemos eliminar os estereótipos e a discriminação que perpetuam a sua exclusão e construir um ambiente acessível, favorável e inclusivo para todos. Para que a Agenda de 2030 seja bem-sucedida, devemos incluir as pessoas com deficiência na implementação e monitoramento e usar a Convenção como um guia.

Neste Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, exorto os governos nacionais e locais, as empresas e todos os actores da sociedade a intensificar os esforços para acabar com a discriminação e eliminar os obstáculos ambientais e comportamentais que impedem as pessoas com deficiência de usufruir dos seus direitos civis, políticos, E direitos culturais. Trabalhemos juntos para a participação plena e igualitária das pessoas com deficiência num mundo inclusivo e sustentável que abrace a humanidade em toda a sua diversidade.