13 de setembro de 2017

A LGDH EXIGE O FIM DA CENSURA NA TGB



No quadro da sua missão de promoção e defesa dos direitos humanos e estado de direito, uma delegação da LGDH chefeada pelo seu Presidente Sr. Augusto Mário da Silva, manteve ontem dia 12 de Agosto 2017, um encontro de trabalho com o Ministro da Comunicação Social Dr. Vitor Pereira, para manifestar-lhe a forte preocupação da Liga sobre as denúncias de censuras na Televisão Pública da Guiné-Bissau, assim como informar-se das deligências em curso com vista a retoma das emissões locais da RDP-África e RTP-África.

No referido encontro onde participou também o Director-geral da TGB, o Presidente da LGDH exortou ao Ministro da Comunicação Social e a direcção da única televisão existente no país no sentido de privilegiarem o diálogo com as estruturas representativas dos trabalhadores com vista a erradicação de práticas que contrastam com a letra e espírito das leis que regulam as atuções da comunicação social na Guiné-Bissau.

                          Sr. Augusto Mário da Silva Presidente da LGDH



O Ministro da Comunicação Social nego a existência de censura na TGB tendo afirmado que a direcção da televisão está a cumprir a sua linha editorial. No que concerne as retomas das emissões locais da RDP-África e RTP-África, disse que as trocas de correspondências já iniciaram visando a resolução deste assunto.

Em declarações a imprensa o Presidente da LGDH Sr. Augusto Mário da Silva disse que a TGB é um canal público suportado pelos contribuintes, e, por conseguinte, não pode ser sequestrado por grupo de interesses alheios aos do povo guineense.

A LGDH condena energicamente todas as tentativas que visam limitar ou condicionar o exercício da Liberdade de imprensa, pois num regime democrático como o nosso, a liberdade de imprensa assume uma dimensão primordial para assegurar a participação política dos cidadãos no processo democrático e desenvolvimento socioeconómico do país. 
Aliás, sem a existência de uma opinião pública formada e independente, as possibilidades do progresso de uma sociedade séria tornam-se muito limitadas e comprometedoras. Daí, ser uma das missões do Estado nos nossos dias, promover a liberdade de imprensa e consequentemente, a livre expressão, possibilitando aos cidadãos o exercício das suas faculdades de exprimirem os seus sentimentos em relação aos assuntos de interesse público.

É convicção da Liga que a liberdade e a independência dos meios de comunicação social são factores determinantes para garantir o funcionamento legítimo dos poderes políticos e económicos em coerência com as aspirações dos cidadãos, instituindo um espaço de diálogo indispensável à preservação dos ideais da democracia, do progresso económico e do desenvolvimento sustentável.