8 de dezembro de 2017

MENSAGEM DO SECRETARIO GERAL DA ONU ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS - 10 DE DEZEMBRO



O SECRETÁRIO-GERAL
-
MENSAGEM PARA O DIA DOS DIREITOS HUMANOS
10 de dezembro de 2017

A comemoração deste ano do Dia dos Direitos Humanos marca o início de uma celebração de sete décadas desde a adoção de um dos acordos internacionais mais profundos e de maior alcance do mundo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece a igualdade e a dignidade de cada ser humano e estipula que todos os governos têm o dever central de permitir que todas as pessoas desfrutem de todos os seus direitos e liberdades inalienáveis.

Todos nós temos o direito de falar livremente e participar de decisões que afetem as nossas vidas. Todos temos o direito de viver livre de todas as formas de discriminação. Temos direito à educação, cuidados de saúde, oportunidades económicas e um padrão de vida decente. Temos direitos de privacidade e justiça. Esses direitos são relevantes para todos nós, todos os dias; São o alicerce de sociedades pacíficas e desenvolvimento sustentável.

Desde a proclamação da Declaração Universal em 1948, os direitos humanos têm sido um dos três pilares das Nações Unidas, juntamente com a paz e o desenvolvimento. Embora os abusos dos direitos humanos não tenham terminado quando a Declaração Universal foi adotada, a Declaração ajudou inúmeras pessoas a ganhar maior liberdade e segurança. Isso ajudou a prevenir violações, obter justiça por erros e fortalecer leis e garantias nacionais e internacionais em matéria de direitos humanos.

Apesar destes avanços, os princípios fundamentais da Declaração Universal estão a ser testados em todas as regiões. Vemos o aumento da hostilidade em relação aos direitos humanos e aqueles que os defendem por pessoas que desejam lucrar com a exploração e a divisão. Vemos o ódio, intolerância, atrocidades e outros crimes. Essas ações comprometem-nos a todos.

Neste Dia dos Direitos Humanos, quero reconhecer os valentes defensores e promotores dos direitos humanos, incluindo funcionários da ONU, que trabalham todos os dias, às vezes correndo grave perigo, para defender os direitos humanos em todo o mundo. Exorto as pessoas e os líderes em toda a parte a defender todos os direitos humanos - civis, políticos, económicos, sociais e culturais - e pelos valores que sustentam a nossa esperança de um mundo mais justo, seguro e melhor para todos.