3 de maio de 2018

O PRESIDENTE DA LGDH PARTICIPA HOJE NA CONFERÊNCIA ALUSIVA AS CELEBRAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA



O Sindicato de Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau (SINJOTECS) celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, hoje 3 de maio, com uma conferência sobre o papel dos média na fiscalização do poder e a responsabilidade dos jornalistas.

O evento vai ter lugar na sala de conferências do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) entre as 9 e as 13 horas, e reune mais de 100 jornalistas, políticos, e académicos, entre outros.

O primeiro tema da conferência, que é também o lema da comemoração deste Dia, é “Manter a Vigilância sobre o Poder: Media, Justiça e Estado de Direito” e será apresentado por Augusto Mário da Silva, Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos e moderado por Maimuna Sila. “Liberdade de Imprensa e a Responsabilidade dos Jornalistas”, será tratado a seguir pelos Jornalistas Mussa Baldé e Salvador Gomes. O encerramento deverá ser presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal, Paulo Sanhá.
“Uma imprensa livre é essencial para a paz, justiça e direitos humanos para todos. É crucial construir sociedades transparentes e democráticas e fazer que os que estão no poder prestem contas. Isso é vital para o desenvolvimento sustentável.”, destaca o Secretário-Geral da ONU, António Guterres na sua mensagem oficial para esta data, que também será transmitida na Televisão Nacional da Guiné-Bissau.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas de 1948 afirma que: "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem interferência e de procurar, receber e divulgar informações e ideias por qualquer meio, independentemente de fronteiras ".A liberdade de expressão e de imprensa estão consagradas no Artigo 44 da Constituição da Guiné-Bissau.