13 de agosto de 2018

A LGDH COMEMORA O SEU 27º ANIVERSÁRIO

12 de Agosto de 1991 – 12 de Agosto de 2018, 27 anos ao serviço dos direitos humanos!

Hoje comemoramos um dia especial para todos os ativistas, pois é o aniversário da nossa organização, a razão pela qual trabalhamos diariamente em prol da promoção e defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau.
Para comemorar a data, o Presidente da LGDH Augusto Mário Da Silva, endereçou uma mensagem aos ativistas da organização que se segue: 
Passaram 27 anos que um grupo de cidadãos, liderado pelo Dr. Fernando Gomes fundou a LGDH, a maior organização de defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau. Durante estes longos e espinhosos anos, a LGDH esteve na vanguarda da luta pela afirmação da democracia e do estado de direito no país, tendo muito dos seus dirigentes, sido alvos de várias perseguições e detenções arbitrárias.

Não obstante estas adversidades, a LGDH é hoje um exemplo de determinação, de combate e de sucesso na Guiné-Bissau, embora continua a ter pela frente, inúmeros desafios conexos com a difícil situação conjuntural com que depara o nosso país.
Como sabem, a história da Guiné-Bissau está infelizmente associada a instabilidade política, assassinatos, espancamentos dos cidadãos, detenções arbitrárias, entre outros casos que permanecem impunes.

Os ativistas dos direitos humanos nunca resignaram, pelo contrario, sempre enfrentaram todas as adversidades, pondo em perigo as suas próprias vidas e integridades físicas em nome da promoção e proteção dos direitos humanos.
Nem sempre as nossas posições foram bem entendidas por todos, daí está a origem das mais diversas criticas, acusações de parcialidade, de defesa dos criminosos, enfim, do partidarismo. 
Tais criticas e acusações, devem ser tidas em consideração não pelas suas veracidades, mas por refletirem a dimensão e nobreza do valor da promoção e proteção dos direitos humanos. Os valores que enformam e guiam a nossa atuação, não estão ao alcance de todos, por isso é que torna mais difícil e espinhosa a missão de defesa da dignidade da pessoa humana.
Os direitos humanos tanto são inspiradores como práticos. Os princípios dos direitos humanos sustentam a visão de um mundo livre, justo e pacifico e estabelecem padrões mínimos segundo os quais os indivíduos e as instituições, em toda a parte, deverão tratar as pessoas. Os direitos humanos também legitimam a que as pessoas ajam quando esses padrões mínimos não são respeitados, porque as pessoas continuam a ter direitos humanos, mesmo que as leis ou quem se encontra no poder não os reconheçam ou protejam. 
É nesse espírito que se insere a nossa persistência quotidiana de proteger os direitos humanos de todos os guineenses.
Quero em nome da LGDH deixar aqui os meus sinceros votos de gratidão, primeiramente aos fundadores da nossa organização e em segundo lugar a todos os ativistas que diariamente, lutam, defendem os direitos humanos, pondo em risco as suas próprias vidas e integridades físicas.
A luta é nobre mas espinhosa, o futuro é incerto mas promissor, pois nós acreditamos que uma outra Guiné-Bissau é possível!