30 de dezembro de 2020

VIOLÊNCIA GRATUITA SOBRE A POSSE DA TERRA CONTINUA A MATAR

No quadro da monitorização permanente da situação dos direitos humanos no país, as células de alerta precoce da LGDH registaram um incidente grave no Setor de Nhacra que resultou em 4 mortos. Segundo as informações recolhidas, tudo aconteceu no dia 29 de Dezembro de 2020, na sequência de um conflito de natureza fundiária que opõem os populares das aldeias de Yungum e da Sume e que degenerou em atos de violência gratuita.

Para além das perdas de vidas humanas, o referido conflito provocou dezenas de feridos graves e incendio de duas habitações locais.

Este incidente, vem juntar ao outro caso que aconteceu em Maio do ano em curso, entre as aldeias de Cufongo e Bijimita tendo resultado na morte de uma pessoa, cujos autores continuam impunes.

Aliás, o disfuncionamento do sistema judiciário associado ao ciclo vicioso de impunidade que se regista no país, são os principais fatores que incentivam estes atos de justiça privada consubstanciando numa afronta à paz e ordem pública.

A LGDH condena com firmeza este ato e exige a identificação e consequente responsabilização criminal de todos os implicados no sucedido.

Devido aos recorrentes atos de violência intercomunitárias naquela zona norte do país, a Liga exorta ao governo, no sentido de adoptar medidas urgentes e adequadas com vista a proteção dos cidadãos e respectivos patrimónios.

Pela #Paz, #Justiça e #Direitos_Humanos