No quadro da monitorização permanente da situação dos direitos humanos no país, as células de alerta precoce da LGDH registaram um incidente grave no Setor de Nhacra que resultou em 4 mortos. Segundo as informações recolhidas, tudo aconteceu no dia 29 de Dezembro de 2020, na sequência de um conflito de natureza fundiária que opõem os populares das aldeias de Yungum e da Sume e que degenerou em atos de violência gratuita.
Para além das perdas de vidas humanas, o referido conflito provocou dezenas de feridos graves e incendio de duas habitações locais.
Este incidente, vem juntar ao outro caso que aconteceu em Maio do ano em curso, entre as aldeias de Cufongo e Bijimita tendo resultado na morte de uma pessoa, cujos autores continuam impunes.
Aliás, o disfuncionamento do sistema judiciário associado ao ciclo vicioso de impunidade que se regista no país, são os principais fatores que incentivam estes atos de justiça privada consubstanciando numa afronta à paz e ordem pública.
A LGDH condena com firmeza este ato e exige a identificação e consequente responsabilização criminal de todos os implicados no sucedido.
Devido aos recorrentes atos de violência intercomunitárias naquela zona norte do país, a Liga exorta ao governo, no sentido de adoptar medidas urgentes e adequadas com vista a proteção dos cidadãos e respectivos patrimónios.
Pela #Paz, #Justiça e #Direitos_Humanos