25 de fevereiro de 2022

𝐈𝐍𝐒𝐄𝐆𝐔𝐑𝐀𝐍Ç𝐀, 𝐑𝐎𝐔𝐁𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐆𝐀𝐃𝐎 𝐄 𝐈𝐌𝐏𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄!

Uma delegação da LGDH chefiada pelo seu Presidente Sr. Augusto Mário da Silva manteve hoje um encontro de trabalho com o Secretário do Estado da Ordem Pública Sr. Augusto Kabi.

Este encontro surgiu na sequencia da morte de um jovem de 29 anos de idade na aldeia de Nangan Sector de Picixe no dia 23 de Fevereiro de 2022, numa tentativa de impedir o roubo de gado naquela localidade norte do país. 

 

Neste encontro, a delegação da LGDH manifestou a sua profunda preocupação face ao aumento exponencial de casos de roubos de gado à mão armada e exortou ao Ministério do Interior a criação de condições de segurança adequadas para conter este fenómeno violento que tende pôr em causa a convivência pacifica intercomunitária.  


Em declarações à imprensa após o encontro, Augusto Mário da Silva afirmou que a impunidade e o funcionamento deficiente do sistema judiciário fazem parte do leque de fatores que incentivam o roubo massivo de gado no interior do país.

 

Segundo os dados recolhidos pelo Movimento Cacheu Seguro, de 2021, até a presente data, foram roubados 311 cabeças de bovinos naquela região.