17 de dezembro de 2022

REFORÇO DE MECANISMOS DE GOVERNAÇÃO INTERNA!

Terminou ontem em Bissau o IVº Congresso Extraordinário não eletivo da LGDH, sob o lema “Reestruturação  e Reforço dos Mecanismos de Governação Interna”.

 

Este magno encontro que congregou cerca de 100 delegados provenientes de todo o território nacional, foi antecedido de uma formação especifica sobre mercados ilícitos e procedimentos administrativos e financeiros.  

 

 Durante os dois dias de intensos trabalhos, os congressistas discutiram a vida interna da organização, os constrangimentos para o exercício de ativismo pela causa dos direitos humanos, novos instrumentos de governação interna e de reforço da transparência na gestão dos recursos financeiros e materiais.

 

Após debates aturados num ambiente de frontalidade, espírito de camaradagem, e, sobretudo, envolto em total confiança no futuro, os congressistas aprovaram por unanimidade vários instrumentos de governação interna da LGDH, concretamente, novos Estatutos, Manual de Procedimentos Administrativos e Financeiros e Regulamento Interno.


 

Esta ação insere-se no quadro das reformas profundas da organização encetadas pela atual direção, com a finalidade de adaptar a visão e a estrutura da organização aos desafios contemporâneas e às prioridades nacionais e internacionais em direitos humanos. Igualmente, visam facilitar à operacionalização do processo de tomada de decisões, a transparência e à responsabilização interna.  

 

Esta iniciativa foi executada no âmbito do Projeto “Reforço de Capacidade de Resposta de Organizações de Defesa dos Direitos Humanos“ financiado pela União Europeia através da iniciativa “Ianda Guiné Djuntu”,

 

A formação e o congresso extraordinário contaram igualmente com os apoios financeiros do PNUD.