29 de dezembro de 2025

LGDH ALERTA PARA A CRESCENTE ESCALADA DE VIOLÊNCIA POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

A LGDH registou mais um grave e chocante caso de espancamento brutal de um cidadão nacional, perpetrado por homens armados na sua própria residência, em Bissau.

Segundo fontes familiares, o Sr. Abubacar Martins Sambú, Coordenador do Movimento Guineense para a Democracia e o Desenvolvimento (MGDD), foi brutalmente agredido, no início da noite de ontem, 27 de Dezembro de 2025, por cerca de dez homens armados e encapuzados que invadiram a sua residência num dos bairros da capital, num ato de extrema violência e intimidação.

As mesmas fontes indicam que, antes de iniciarem as agressões, os atacantes exibiram à vítima um vídeo no qual esta criticava abertamente o atual momento político do país, num claro ato de retaliação, intimidação e tentativa de silenciamento da liberdade de expressão.

Em virtude da gravidade das agressões sofridas, a vítima teve de receber assistência médica de urgência numa unidade hospitalar.

Este novo ataque ocorre menos de uma semana após o brutal espancamento de Vladimir Deuna, dirigente político, agredido na sua própria casa, em Bissau, no dia 27 de Dezembro, por sete homens armados e encapuzados, confirmando a existência de um padrão sistemático, organizado e aterrador de violência política.

Hoje, dia 28 de Dezembro, fontes familiares do Dr. Augusto Nansambe confirmaram igualmente que este advogado e comentador político foi raptado na sua residência por um grupo de homens armados, que o conduziu para parte incerta, agravando ainda mais o clima de medo, insegurança e terror que se vive na capital.

À semelhança de outros casos recentes, os ataques têm sido executados com total impunidade pelos agressores, que semeiam o terror, utilizam a violência como instrumento de intimidação colectiva e circulam livremente por Bissau, sem qualquer reação visível das autoridades judiciais e de segurança.

Esta onda sem precedentes de violência e terrorismo contra cidadãos indefesos constitui uma prova inequívoca do clima de insegurança extrema e do estado de caos em que se encontra a Guiné-Bissau, marcada por uma sucessão de gravíssimas violações dos direitos humanos.

A LGDH condena, com a maior veemência, estas atrocidades bárbaras, que se inserem numa estratégia deliberada de intimidação, destinada a instalar o medo generalizado, impor o silêncio absoluto e neutralizar qualquer voz crítica, através de ataques à integridade física e psicológica dos cidadãos.

A Liga exige a libertação imediata e incondicional do Dr. Augusto Nansambe, responsabilizando integralmente os seus raptores pela sua integridade física, psicológica e pela sua vida.

A Liga alerta os perpetradores destes atos de que a responsabilidade criminal é pessoal e intransmissível. Cedo ou tarde, cada um responderá individualmente pelos seus atos, não existindo anonimato, encapuzamento ou proteção que possa isentar da responsabilidade por crimes cometidos contra cidadãos.

A Liga apela, uma vez mais, às autoridades de facto, para que cessem imediatamente todas as ações de violência, perseguição, rapto e intimidação contra os cidadãos e assumam, sem demora, a sua responsabilidade inalienável na proteção da vida, da dignidade humana e dos direitos fundamentais.