15 de setembro de 2016

O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU ENALTECE O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL EM DEFESA DA DEMOCRACIA


O SECRETÁRIO-GERAL

MENSAGEM NO DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA

15 DE SETEMBRO DE 2016


Um ano atrás, os governos do mundo puseram-se de acordo sobre uma agenda ambiciosa de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos. Eles reconheceram que o que as pessoas querem não é tão complicado - mas exige uma transformação da forma como as nossas economias e sociedades funcionam.

As pessoas querem comida e abrigo; educação e cuidados de saúde e mais oportunidades económicas. As pessoas querem viver sem medo; querem ser capazes de confiar nos seus governos e as instituições globais, nacionais e locais; querem o pleno respeito pelos seus direitos humanos e, justamente, exigem ter mais voz nas decisões que afetam as suas vidas.

Cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reflete os desejos fundamentais partilhados por pessoas em à parte. Juntos, os 17 Objetivos compõem uma tapeçaria intrincada de desafios, escolhas e oportunidades que as pessoas encontram nas suas vidas quotidianas. Conseguir um amanhã melhor vai exigir respostas integradas aos desafios interligados.
 
Os princípios democráticos percorrem toda a Agenda como um fio de ouro, desde o acesso universal aos bens públicos, saúde e educação, bem como lugares seguros para se viver e oportunidades de trabalho digno para todos. O Objetivo 16 trata directamente da democracia: apela a sociedades inclusivas e instituições responsáveis.
 
Os Objectivos demonstram uma dinâmica importante: a governação democrática efectiva aumenta a qualidade de vida para todas as pessoas; e é mais provável que o desenvolvimento humano ganhe tracção se as pessoas tiverem uma palavra a dizer na sua própria governação, e uma oportunidade de partilhar os frutos do progresso.
A nossa nova Agenda procura não deixar ninguém para trás, o que significa que temos de alcançar aqueles que raramente são vistos ou ouvidos, e que não têm voz ou grupo que fale em seu nome. A implementação dos Objetivos devem ser sustentada por uma sociedade civil forte e activa, que inclua os mais fracos e marginalizados. Devemos defender a liberdade da sociedade civil para operar e fazer este trabalho essencial.
 
Neste Dia Internacional da Democracia, vamos dedicar-nos à democracia e dignidade para todos.