24 de outubro de 2016

EM MENSAGEM ALUSIVO A 71° ANIVERSÁRIO BAN KI-MOON LEMBRA DE CONFLITOS LATENTES




O SECRETÁRIO-GERAL
-
MENSAGEM NO DIA DAS NAÇÕES UNIDAS
24 DE OUTUBRO DE 2016
A Comemoração do Dia das Nações Unidas deste ano ocorre num momento de transição para o mundo e para as Nações Unidas.

A humanidade entrou na era da sustentabilidade - com um compromisso global para cumprir a grande promessa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No septuagésimo-primeiro aniversário da Organização, temos 17 golos para nos impulsionar para um futuro melhor para todos, num planeta saudável.



O mundo também se está a mover finalmente para além da mentalidade que considerava os combustíveis fósseis como o caminho para a prosperidade. Num momento em que se registam temperaturas recorde, os Estados-Membros adoptaram o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas em tempo recorde. Este acordo importante entrará em vigor a 4 de Novembro. Do outro lado desse limiar histórico reside a nossa melhor oportunidade para o crescimento de baixo carbono, mais verde, mais limpo.
As Nações Unidas também estão em transição, do seu oitavo secretário-geral para o nono. Tive a honra de servir "nós os povos" durante os últimos dez anos. Juntos, lançámos algumas bases sólidas para o progresso partilhado – sobre as quais devemos construir trabalhando ainda mais para capacitar as mulheres, envolver os jovens e defender os direitos humanos para todos. Mas também sofremos enormes desgostos - incluindo conflitos não resolvidos, que causam imenso sofrimento em todo o conturbado Médio Oriente, Sudão do Sul, o Sahel e além. Nestas e noutras linhas da frente da violência e dos desastres, os corajosos funcionários da ONU continuam a estar à altura das circunstâncias e dar resposta às pessoas mais vulneráveis.

Agradeço às pessoas em todo o mundo pelo seu apoio - e encorajo todos a darem o seu total apoio ao Secretário-Geral indigitado, Antonio Guterres, para continuar a nossa missão global de paz, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.