25 de janeiro de 2021

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

Foi com profunda tristeza e consternação que a Liga Guineense dos Direitos Humanos tomou conhecimento do desaparecimento físico do Professor Doutor Leopoldo Amado, um militante indefectível pela causa dos direitos humanos que à data da sua morte desempenhas as funções do Comissário da CEDEAO para a Educação, Ciência e Cultura.

O malogrado foi uma figura de destaque nos primórdios da luta pela defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau, tendo desempenhado com elevado grau de zelo e profissionalismo funções importantes na Direção Nacional da LGDH entre as quais, a de Vice-Presidente.

Enquanto investigador e académico, ele tinha enorme paixão pela cultura como forma de reencontrar a pátria que lhe viu nascer com a sua origem, como um povo indivisível na sua rica diversidade. O apego que nutria  pela cultura compeliu-lhe a deixar a sua marca regista nos processos de desenvolvimento do ensino na Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Portugal. Enfim, o país perdeu um patriota que deu parte da sua vida pela causa comum. 

Neste momento de dor e de angústia, a LGDH apresenta as suas mais sentidas condolências à família enlutada  e a todos os ativistas dos direitos humanos.

Feito em Bissau aos 25 de Janeiro de 2021