A Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com bastante preocupação as informações que dão conta que o jornalista e Editor do Blog Ditadura do Consenso, António Aly Silva foi sequestrado, espancado e abandonado numa das artérias de Bissau.
Neste momento o jornalista está a receber tratamento médico numa clínica privada em Bissau. A LGDH já contactou as autoridades policiais que afirmaram desconhecer as circunstâncias que rodearam este ato criminoso.
A Guiné-Bissau é um Estado de Direito Democrático onde a liberdade de expressão e de informação constitui a trave mestra, sendo que qualquer delito resultante do exercício desse direito fundamental deve ser processado nos termos das leis vigentes no país.
A Liga condena com firmeza este ato criminoso e exige das autoridades nacionais a abertura de um inquérito urgente com vista a identificação e tradução à justiça dos autores deste ato hediondo.
A Liga apela aos cidadãos para se manterem firmes e vigilantes contra todos os atos que atentam contra os direitos fundamentais.