A Liga Guineense dos Direitos Humanos, apurou junto dos familiares, que os senhores Queba Sané vulgo R Kelly e Malam Sanó, militantes do MADEM-G15, encontram-se sob custódia do Ministério do Interior, desde manhã de hoje dia 13 de Agosto de 2024, quando participavam numa atividade política para assinalar o regresso do Coordenador do Partido ao país. Em atenção às informações recolhidas pela LGDH, os dois militantes foram ilegalmente detidos por um grupo de agentes das forças de segurança, que os conduziram de imediato para as instalações do Ministério do Interior.
Na sequência desta intervenção ilegal, abusiva e desproporcional das forças de segurança, dezenas de jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social, foram vedados acesso às imediações do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, numa autentica violação do direito às fontes de informação.
Estes comportamentos repugnantes das forças de segurança, inserem-se no quadro da implementação da estratégia de restrição inconstitucional dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, adoptada pelo regime ditatorial vigente no país.
Para mais detalhes, vide na íntegra o Comunicado de Imprensa.