12 de dezembro de 2024

CERIMÓNIA DE ABERTURA DO ENCONTRO NACIONAL DAS MULHERES PARA A PREVENÇÃO DO RADICALISMO E EXTREMISMO VIOLENTO

Iniciou ontem com duração de dois dias, o encontro nacional das mulheres para a prevenção de radicalização e extremismo violento, no âmbito da implementação do projeto " Observatório da Paz - Nô Cudji Paz.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Dr. Carlos Tipote em representação da Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, com as presenças dos Embaixadores da União Europeia e de Portugal Dr. Artis Bertulis e Dr. Miguel Cruz Silvestre, respetivamente, João Monteiro do IMVF e Bubacar Turé Presidente da LGDH.

Durante os dois dias de trabalho, serão discutidos vários temas tais como, noções gerais sobre radicalismo e extremismo violento e as suas consequências; A Guiné-Bissau e o radicalismo e extremismo violento:Contexto, dinâmicas e desafios; Condições conducentes à REV e a importância de abordagem sensivel ao género; Direitos das mulheres no islão, o cristianismo e os direitos das mulheres; Género como questão transversal na luta contra a REV: O papel das mulheres na desconstrução de discursos radicais e extremistas.

Igualmente, será descutida e aprovada uma Declaração de Compromisso das mulheres para a PREV.

O Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH). A ação pretende contribuir para o diálogo e para a promoção da paz, através do reforço da participação, do trabalho em rede e do estabelecimento de parcerias estratégicas entre as organizações da sociedade civil e outros atores sociais e políticos, com vista à prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau.

O evento congrega 65 mulheres provenientes de todo o território nacional!