11 de maio de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA



A Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com muita apreensão actos de violência gratuita perpetrados ontem dia 10 de Maio 2015, que resultaram no ferimento com alguma gravidade de um dos candidatos a presidência desta instituição, o Sr. Mama Saliu Lamba, na sequência do processo de votação para a escolha do novo Presidente da Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços.

 Após ter tomado ocorrência do caso e no cumprimento da sua missão, desdobrou-se imediatamente em contactos com as partes desavindas, inclusive o Ministério de Interior, tendo conseguido, junto deste último a afectação do corpo de segurança necessário para garantir a protecção de todos quantos temiam pelas suas integridades físicas.

Para a LGDH, a prática de actos de violência nos processos de disputas eleitorais para além de revelar uma intolerância pela diversidade, traduz numa falta de cultura democrática pondo em crise os valores do Estado de Direito.


1.  Manifestar o seu profundo repúdio pelo sucedido, condenando      veementemente o acto, e reitera a sua solidariedade para com todas vítimas deste acto vergonhoso.

2.  Exortar ao Ministério do Interior e a Procuradoria-geral da República no sentido de abrirem inquéritos sérios, credíveis e conclusivos com vista a apurar os responsáveis pela perturbação da ordem pública e traduzi-los a justiça.

3. Apelar a calma a todos os envolvidos neste processo exortando-os a privilegiarem mecanismos legais de resolução de conflitos em detrimento de recurso à força, ou tentativa de realizar justiça com as próprias mãos.


Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos

Feito em Bissau, aos 11 dias do mês de Maio de 2015

A Direcção Nacional
                                                 _______________