9 de dezembro de 2015

MENSAGEM SOBRE DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO 09 DE DEZEMBRO DE 2015


O SECRETÁRIO-GERAL

Atitudes globais para a corrupção mudaram drasticamente. Onde uma vez que o suborno, a corrupção e os fluxos financeiros ilícitos foram muitas vezes considerados como parte do custo de fazer negócios, hoje a corrupção é amplamente - e com razão - entendida como criminosa e corrosivo. O novo 2030 Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, o nosso plano para acabar com a pobreza e garantir uma vida digna para todos, reconhece a necessidade de combater a corrupção em todas as suas vertentes e apela a reduções significativas nos fluxos financeiros ilícitos, bem como para a recuperação de ativos roubados.

A corrupção tem impactos desastrosos sobre desenvolvimento, quando os fundos que devem ser dedicadas às escolas, postos de saúde e outros serviços públicos essenciais em vez disso são desviados para as mãos de criminosos ou funcionários desonestos.


A corrupção agrava a violência e a insegurança. Ela pode levar à insatisfação com as instituições públicas, a desilusão com o governo, em geral, e espirais de raiva e agitação.

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção fornece uma plataforma abrangente para os governos, organizações não-governamentais, sociedade civil e cidadãos individuais. Através da prevenção, criminalização, cooperação internacional e recuperação de ativos, a Convenção avança o progresso global para acabar com a corrupção.

No Dia Anticorrupção Internacional, eu chamo para os esforços unidos para entregar uma mensagem clara ao redor do mundo que rejeita firmemente a corrupção e abraça os princípios da transparência, responsabilização e boa governação. Isso vai beneficiar as comunidades e países, ajudando a inaugurar um futuro melhor para todos.