3 de junho de 2013

COMUNICADO À IMPRENSA SOBRE INCIDENTE NA ALDEIA DE BUP - SECTOR DE NHACRA




COMUNICADO À IMPRENSA

As Forças de Segurança têm como missão primordial a manutenção da ordem pública para proteger os cidadãos e as suas propriedades.

Infelizmente os relatos de desordem e de atentados contra as liberdades fundamentais e integridade física  dos cidadãos, em particular dos agentes afectos aos serviços do estado têm sido sistemáticos, transmitindo sinais inequívocos da fragilidade das autoridades públicas num concurso evidente de conivência de alguns segmentos do estado e da incapacidade funcional das estruturas de segurança.

A Direcção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos registou com bastante preocupação mais um incidente protagonizado pelos populares da aldeia de Bup, sector de Nhacra em virtude de um suposto caso de roubo de gado que culminou com o assassinato de agente de policia Sargento Malam Sisse e  três feridos,.
 
Este incidente constitui o segundo em menos de 5 meses a ter lugar no mesmo sector, sendo que no dia 26 de Fevereiro, um grupo de indivíduos da Povoação de Indam, sector de Nhacra, havia agredido o secretário de segurança local Sr. Malam Fati e mais 5 pessoas que ficaram gravemente feridas, na sequência do mesmo acontecimento.

Perante este cenário e tendo em conta o sensível período por que passa o país a Direcção Nacional da LGDH delibera o seguinte:


  •  Condenar sem reserva, actos que visam pôr em causa a ordem pública, liberdade e integridades dos cidadãos, em particular dos agentes de segurança;

  •   Apelar ao Ministério Público na qualidade de detentor de ação penal para a abertura de um competente processo criminal  e tradução à justiça dos responsáveis pelo assassinato do agende de policia e violação da integridade física dos cidadãos;

  •    Responsabilizar o Ministro do Interior pela incapacidade em garantir a proteção devida aos cidadãos, inclusive dos servidores de estado, permitindo com que,  e mediante a sua passividade ou  rendição perante os atos clarividentes de afronta à paz e a convivência pacífica.


Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos
Feito em Bissau aos 03 dias do mês de Julho 2013
A Director Nacional