18 de julho de 2016

BAN KI-MOON ENALTECE O LEGADO DE NELSON MANDELA



O SECRETÁRIO-GERAL
-
MENSAGEM PARA O DIA INTERNACIONAL NELSON MANDELA
18 de julho de 2016 



O Dia Internacional Nelson Mandela é uma oportunidade para refletir sobre a vida e obra de uma lenda que encarna os mais altos valores das Nações Unidas.

Madiba era um cidadão global modelo cujo exemplo continua a guiar o nosso trabalho para construir um mundo melhor para todos.

Hoje, lembramos um homem de dignidade tranquila e conquista altaneiro que trabalhou incansavelmente pela paz e pela dignidade humana.

Nelson Mandela deu 67 anos da sua vida para trazer a mudança para o povo da África do Sul. As suas realizações tiveram um grande custo pessoal para si e sua família. O seu sacrifício não apenas serviu o povo da sua nação, mas fez do mundo um lugar melhor para todos, em todos os lugares. Nelson Mandela mostrou o caminho.

No momento em que as Nações Unidas começam a implementar a recém-adotada 2030 Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, vamos continuar a procura construir sobre o legado de abnegação e profundo sentido de propósito partilhado de Nelson Mandela.

As Nações Unidas juntam-se à Fundação Mandela para convidar as pessoas em todo o mundo em 18 de julho a dedicar pelo menos 67 minutos numa atividade de serviço à comunidade.

                                        Nelson mandela 1918-2013
A essência do Dia Internacional Nelson Mandela é fazer  trabalho voluntário para as pessoas e para o planeta. O tema - "Agir, inspirar mudanças" - destina-se a mobilizar a família humana para fazer mais para construir um mundo pacífico, sustentável e equitativo.

Ensine uma criança. Alimente os famintos. Limpe um espaço público ou de cuidados para o seu ambiente. Sirva como voluntário num hospital ou centro comunitário. Faça parte do movimento de Mandela para tornar o mundo um lugar melhor.

Esta é a melhor homenagem a um homem extraordinário que, com a sua crença inabalável na justiça e na igualdade humana, mostrou como uma pessoa pode fazer a diferença.

Vamos todos continuar a ser inspirados pelo exemplo ao longo da vida de Nelson Mandela e o seu apelo para nunca deixarmos de  trabalhar para construir um mundo melhor para todos.