24 de maio de 2017

EM MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DA AFRICA ANTÓNIO GUTERRES APELA O RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS



O SECRETÁRIO-GERAL

MENSAGEM POR OCASIÃO DO DIA DA ÁFRICA
25 de maio de 2017

O Dia de África de 2017 acontece num momento importante em que o continente faz esforços significativos para alcançar a paz, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.

A comunidade internacional entrou no seu segundo ano de implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, um esforço integrado para combater a pobreza, a desigualdade, instabilidade e injustiça no mundo. A África adotou o seu próprio plano ambicioso e complementar: a Agenda 2063.

Para que os povos de África beneficiem plenamente destes dois esforços importantes, estas duas Agendas devem estar estrategicamente alinhadas.

No mês passado, realizámos a primeira conferência anual ONU-União Africana, uma oportunidade única para reforçar a nossa parceria e aumentar o nosso quadro de cooperação. O nosso trabalho assenta sobre quatro princípios fundamentais: o respeito mútuo, a solidariedade, a complementaridade e interdependência.

A parceria da ONU com a África também está alicerçada num profundo sentimento de gratidão. A África fornece a maioria das forças de paz em todo o mundo. As nações africanas estão entre aquelas que acolhem a maioria dos refugiados e que demonstram maior generosidade a este respeito. A África alberga algumas das economias cujo crescimento é o mais rápido do mundo.
Toda a humanidade beneficiaria de ouvir os povos de África, aprender e trabalhar com eles.

Tudo começa pela prevenção. O nosso mundo deve passar da gestão de crises para a prevenção. Nós devemos quebrar o ciclo de intervenções muito tímidas e muito tardias.

A maioria dos conflitos atuais são internos, desencadeados por luta pelo poder e pelos recursos, desigualdade, marginalização, desprezo pelos direitos humanos e divisões sectárias. As vezes, são exacerbados pelo extremismo violento ou alimentam-no.

No entanto, a prevenção vai muito além do mero conflito. Um desenvolvimento sustentável e inclusivo é a melhor maneira de prevenir os conflitos e garantir uma paz sustentável. É essencial continuar a construir instituições mais eficazes e transparentes para resolver os problemas de governação e promover o Estado de direito, bem como os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais.

Nós podemos acelerar o progresso redobrando esforços para proporcionar oportunidades e esperança aos jovens. Mais de três em cada cinco africanos têm menos de 35 anos. Para aproveitar ao máximo este recurso valioso, é preciso investir mais no ensino, na formação, no trabalho decente e envolver os jovens na definição do seu futuro.

Nós devemos igualmente fazer o nosso melhor para capacitar as mulheres para que elas possam desempenhar plenamente o seu papel no desenvolvimento sustentável e na paz. Eu congratulo-me com o facto de a União Africana ter sempre dedicado especial atenção à igualdade de género e ao empoderamento das mulheres.

Neste Dia da África, eu reafirmo o meu compromisso, enquanto parceiro, amigo e fervente defensor deste continente diversificado e incontornável, em contribuir para uma outra história da África.

As crises são apenas uma visão parcial da história. De uma plataforma de cooperação mais elevada, podemos ver o quadro completo, reconhecer o enorme potencial e o sucesso notável do continente Africano.