9 de julho de 2021

ATOS TERRORISTAS CONTRA CIDADÃOS

A LGDH registou com estupefação os acontecimentos ocorridos hoje dia 5 de Julho de 2021, em Bafatá, que culminaram com as detenções arbitrárias e consequente espancamento de 3 jovens de diferentes organizações da sociedade civil local que pretendiam organizar um manifestação pacífica para exigir o direito à energia elétrica naquela cidade leste do país.
Segundo informações recolhidas pelas células de alerta precoce da LGDH, os 3 jovens detidos entre os quais o Presidente do Conselho Regional da Juventude, foram torturados na esquadra da policia local e de seguida humilhados na praça pública, numa clara ostentação da brutalidade e de desrespeito pela dignidade da pessoa humana.


Outrossim, esta atuação nojenta e criminosa das autoridades policiais de Bafatá contra cidadãos inocentes, espelha a dimensão da ignorância e impreparação de alguns elementos das forças de segurança para o exercício da nobre missão de manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

A LGDH condena este ato cobarde e exige a identificação e consequente responsabilização criminal dos seus atores.

A Liga exige ainda a instauração de um competente procedimento disciplinar contra os seus autores morais e materiais, tendente a expulsão dos mesmos na corporação policial.

Por fim, a Liga exige a libertação imediata e incondicional de todos os detidos e responsabiliza o estado pela integridade física dos mesmos.


Pela paz, justiça e direitos humanos!