3 de fevereiro de 2017

UE APOIA A REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS HUMANOS




Comunicado de imprensa
Realiza-se no dia 6 de Fevereiro, segunda-feira próxima, pelas 9 horas, na Assembleia Nacional Popular (ANP), uma Conferência Internacional sobre os Direitos Humanos. A iniciativa enquadra-se no âmbito da execução do projecto “Observatório dos Direitos”, assente numa parceria entre a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) e duas instituições portuguesas, uma ONG, a ACEP, e um centro de investigação universitário, o CESA. 

A Conferência Internacional, que contará com a participação do Sr. Alioune Tine, Diretor da Amnistia Internacional para África Ocidental e Central, tem como objectivo fazer um ponto de situação sobre a evolução dos Direitos Humanos no país, dentro do contexto sub-regional, com vista a encontrar subsídios e ideias inovadoras que servirão de pistas e elementos de reflexão para a melhoria de mecanismos nacionais de promoção e protecção dos direitos humanos na Guiné-Bissau. 
De igual forma, a LGDH e organizações parceiras, esperam que esta conferência seja um espaço de diálogo e de reforço das condições de monitoria, nacional e internacional, dos direitos humanos, chamando a atenção para os constrangimentos a que eles estão sujeitos pelo contexto de instabilidade política em que o país está mergulhado nos últimos anos.
O Observatório dos Direitos é financiado pela União Europeia, através do Instrumento Europeu de Democracia e Direitos Humanos, a que se juntou depois a Cooperação Portuguesa.