10 de abril de 2022

DETERIORAÇÃO DA SITUAÇÃO HUMANITÁRIA DOS DETIDOS NA SEGUNDA ESQUADRA!

No âmbito da monitorização permanente da situação dos cidadãos detidos na sequencia do caso de 1 de Fevereiro de 2022, a LGDH vem mais uma vez manifestar a sua profunda preocupação face as informações preocupantes da deterioração do estado de saúde dos mesmos.

 

Após ter denunciado na semana passada dois casos de doenças graves no centro de detenção da Segunda Esquadra, dentre os quais um já foi internado no Hospital Nacional Simão Mendes, a situação voltou a agravar-se hoje com as noticias de evacuação de mais um dos detidos para o hospital Simão Mendes, maior estabelecimento hospitalar do país, em estado bastante preocupante.

 

A LGDH manifesta a sua profunda estranheza perante a indiferença e a falta de sensibilidade das autoridades judiciais, face a degradação contínua das condições de detenção dos suspeitos com potenciais riscos de perdas de vidas humanas.

 

Perante a gritante e manifesto estado de insalubridade do centro de detenção da segunda esquadra de Bissau, o que se traduz em atropelos às regras mínimas de tratamento de Presos das Nações Unidas, incorporadas na ordem jurídica guineense através da Lei nº 07/2011 de 27 de Abril, a LGDH exige o seu encerramento imediato e consequente transferência dos detidos para outros espaços com condições humanamente aceitáveis.

 

 Igualmente, a Liga exorta uma avaliação médica rigorosa e individual de cada um dos detidos com problemas sérios de saúde e consequente adopção de medidas legais e sanitárias, conducentes a salvaguarda da vida e dignidade dos mesmos.

 

Pela paz, justiça e direitos humanos!