4 de fevereiro de 2014

A LGDH, E A FUNDAÇÃO SUÍÇA PARA O DESENVOLVIMENTO SWISSAID, PASSARAM EM REVISTA A SITUAÇÃO DO PAÍS


Uma forte delegação da Fundação Suíça para o Desenvolvimento SWISSAID chefiada pela sua diretora executiva Caroline Morel, na companhia de 4 deputados do parlamento Suíço, mantiveram ontem dia 3 de Fevereiro 2014, um encontro de trabalho com a Direção Nacional da Liga Guineense dos Direitos Humanos.

Este encontro onde participaram também o Presidentes da Rede das Associações Juvenis de bairro militar e da associação Força Guiné, tinha como objectivo,  passar em revista a atual situação política, social e económica do país, assim como o estado da execução do acordo de cooperação existente entre as duas instituições, caraterizada pelo apoio à promoção dos direitos humanos, a cidadania ativa e a igualdade de género.

Para o Presidente da LGDH Luís Vaz Martins, a Guiné-Bissau atravessa uma das encruzilhadas mais difíceis da sua história, que requer a conjugação dos esforços nacionais e internacionais rumo a concretização dos ideais da paz, do progresso e bem estar social que os Guineenses tanto almejam.

Com os acontecimentos antidemocráticos de 12 de Abril 2012, a Guiné-Bissau está mergulhada numa crise estrutural sem precedentes que minou sobremaneira as bases do tecido económico e social assim como os alicerces do estado de direito.

Nesta perspectiva, as eleições gerais previstas para 16 de Março, não só são cruciais para o retorno à ordem constitucional, mas também, constituem como oportunidades para a retoma das ajudas publicas  ao desenvolvimento  que se encontram suspensas em consequência do golpe de estado.

A LGDH está profundamente empenhada em contribuir para uma Guiné-Bissau mais prospera e solidaria onde os valores da reconciliação com base nos critérios da justiça, o respeito pelos direitos humanos, da tolerância, do dialogo construtivo como estratégia de resolução dos conflitos, entre outros, sejam uma realidade.

A impunidade, arrogância, violações dos direitos humanos e prepotência, apenas conduzirão o país ao caminho da incerteza e do abismo. Por isso, unamo-nos em torno da Guiné-Bissau e do seu desenvolvimento.
Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos