12 de fevereiro de 2014

MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DAS NAҪÕES UNIDAS POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA RÁDIO - 13 DE FEVEREIRO DE 2014

O Dia Mundial da Rádio reconhece o papel único e o impacto de um meio de comunicação que atinge a maior audiência em todo o mundo.
A comemoração deste ano destaca a necessidade das emissoras de rádio promoverem a voz das mulheres e promoverem o papel das mulheres dentro das organizações de radiodifusão. As ondas de rádio têm muitas vezes ficado para trás quando se trata de igualdade de género.  As vozes das mulheres não são ouvidas o suficiente - seja à frente ou atrás do microfone.
Não são contadas suficientes histórias sobre mulheres e meninas. E as mulheres representam apenas um quarto dos membros dos conselhos de administração de empresas de meios de comunicação de todo o mundo.
Eu encorajo as estações de rádio a serem mais inclusivas, reconhecendo igualmente as mulheres na sua equipa e na sua audiência. A rádio também pode ajudar a desmantelar programação estereotipada e desequilibrada.
Esta é uma oportunidade para todos. Vamos celebrar este Dia Mundial da Rádio saudando mulheres na rádio hoje em dia - e fazendo o máximo para a cultura das novas vozes para amanhã.
 

A LGDH felicita todos os profissionais de comunicação social por ocasião das comemorações desta importante data. As rádios desempenham um papel crucial no processo de consolidação da democracia em África e na Guiné-Bissau em particular. Elas constituem instrumentos de participação cívica, veículos para a defesa dos direitos humanos em contextos de extrema pobreza e antídotos ao isolamento, apatia e infoexclusão. Dão voz aos sem voz e assumem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, cooperativo e participativo.
O tema para as celebrações deste ano - Igualdade de Género, é uma formula de destacar o papel preponderante das rádios na promoção através das ondas, o acesso à informação, a liberdade de expressão e igualdade de género para homens e mulheres.
Parabens aos homens e mulheres que labutam diariamente, a favor de um mundo mais justo e próspero para homens e mulheres.