6 de fevereiro de 2014

FAMILIARES DAS VITIMAS DA VIOLÊNCIA INTER-COMUNITARIA EM BISSASMA ZONA SUL EXIGEM A REALIZAҪAO DA JUSTIҪA

Teve lugar hoje dia 06/02/14, na sede da LGDH uma conferência de imprensa promovida pelos familiares das vítimas de ofensas corporais graves (quartejamentos à catanadas) que culminou com a  morte de um cidadão nacional de nome Iafai Tona e vários feridos na aldeia de Bila, região de Quinara no passado dia 05 de Janeiro do corrente ano.

Segundo Vicente Quidan Mendes que falou em nome dos familiares, tudo teria começado pelo roubo de gado ocorrido na aldeia de Bissasma, perpetrado por um suposto ladrão de tabanca de Bila de nome Pansau Ndjambi.

Vicente Quidan disse ainda que na sequencia do caso, 19 pessoas entre as quais os vários feridos ambos da aldeia de Bissasma foram detidas no comando provincial da zona sul sediada em Buba, entre os dias 5 à 16 de janeiro 2014.

Ele acrescentou ainda que os detidos feridos não tiveram assistência médica com o agravante de terem sido cobradas multas no valor de 10 mil Fcfa por pessoa totalizando 190 mil Fcfa, as quais ainda não foram pagas devido a situação de extrema pobreza em que se encontram estes detidos.

O porta-voz dos familiares acusa as autoridades policiais da provincia sul de nada terem feito para a perseguição e consequente tradução à justiça dos autores do crime do homicídio e ofensas corporais, não obstante o Ministério Público e demais autoridades judiciais terem tomado conhecimento do caso.

Esta conferência de imprensa dos familiares foi assistida pelo Presidente da LGDH para o Sector Autónomo de Bissau Dr. Edmar Nhaga.
Em declarações à imprensa Edmar Nhaga exprimiu a solidariedade da Liga para com os familiares e às vítimas, instando o Ministério Público para tomar todas as deligências necessárias na sua qualidade do titular de acção penal, visando investigar e traduzir à justiça os autores de tais actos violentos e criminosos. Ele acrescentou ainda que só com a realização da justiça de forma célere e responsável neste caso em concreto, se possa instaurar um clima de confiança e de convivência pacifica inter-comunitária naquela zona sul da Guiné-Bissau.

Para terminar, Edmar exortou o Comissariado Nacional da POP, no sentido de criar condições com vista a averiguação da veracidade das denúncias feitas e adoptar medidas adequadas para impedir a repetição de tais actos ilicitos.

Pela Paz, Justiça e Direitos Humanos