1 de fevereiro de 2014

A LGDH REGOZIJA-SE PELA CONDENAÇÃO DOS AUTORES DO ASSASSINATO DO EMPRESÁRIO CHINÊS

Surnate Tchuda, o autor do assassinato do empresário chinês Li Zhuosen, em Setembro 2013, na vila de Mafanco, região de Gabu, foi condenado a 20 anos de prisão efectiva e ao pagamento de uma multa no valor de 10 milhões de f.cfa (cerca de 15 mil euros).
«Surnate Tchuda, militar no activo, foi quem disparou sobre o empresário Li zhuosen». A decisão do colectivo de juízes foi anunciada esta quinta-feira, 30 de Janeiro, em Bafatá, pelo juiz Bacar Sané do Tribunal Regional de Gabú.

Foram também condenadas mais nove pessoas pelo mesmo crime, entre militares e civis. Trata-se de Ndur Na Kumba, condenado 16 anos e quatro meses de prisão, Clech Sindan, a 15 anos e seis meses de prisão, Tino Nbunde, condenado a 11 anos e oito meses de prisão, Nhala Sanha e Djussan Ndafa, ambos condenados a nove anos e cinco meses de prisão, Bidan Santa Natma e Moíses Nbana, a sete anos e cinco meses de prisão, Amadeu Bissunssaté, a oito anos de prisão, e Miguel Bunha, condenado a seis anos e seis meses de prisão.

Segundo a decisão judicial, os nove condenados terão que pagar uma multa no valor de 45 milhões de f.cfa (cerca de 68 mil euros) pelos danos causados à empresa West África S.A., que pertencia ao empresário Li zhousen.

Os militares e paramilitares condenados foram ainda expulsos imediatamente das Forças Armadas e da Guarda Nacional.

Foram ainda absolvidas duas pessoas neste caso, nomeadamente o proprietário e o condutor da viatura em que se seguiam os autores do crime, António Nbana e Sumba Tcham, respectivamente.

Os dez indivíduos condenados vão cumprir as suas penas na prisão de alta segurança de Bafatá.

O empresário Li zhousen trabalhava na vila de Mafanco, região de Gabú, a leste do país, na exploração e exportação de madeira. O julgamento do caso teve início a 14 de Janeiro, após quatro meses de investigações.